Blog de Marcelo Rennó, com textos sobre filmes atuais e clássicos do Cinema. Fique à vontade e se acomode na sua cadeira, que a sessão já vai começar...
sábado, 17 de setembro de 2011
Audio - FILMES ETERNOS: Cidadão Kane (Citizen Kane - 1941)
Direção: Orson Welles
Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Everett Sloane, George Coulouris, Agnes Moorehead, Ray Collins, William Alland, Paul Stewart, Ruth Warrick, Erskine Sanford.
CLIQUE NO TÍTULO PARA ESCUTAR OU BAIXAR O AUDIO
ATENÇÃO: O AUDIO CONTÉM SPOILERS
Duração do audio: 89 minutos
Marcadores:
Agnes Moorehead,
Bernard Herrmann,
Dorothy Comingore,
Everett Sloane,
George Coulouris,
George Schaefer,
Gregg Toland,
Herman J. Mankiewicz,
Joseph Cotten,
Orson Welles,
Ray Collins,
RKO,
Robert Wise
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Marcelo,
Você aqui fez algo que eu nunca tinha visto: um verdadeiro audiodocumentário. Incrível a forma pela qual você conseguiu mesclar uma infinidade de informações sobre o filme com sua opinião acerca de muitos de seus aspectos. O resultado é surpreendente. Copiei o áudio no meu pendrive e ouvi hoje no trânsito - e nem percebi o tempo passar. Houve um momento em que sua voz foi interrompida e substituída por música (acredito ser alguma pane no meu pendrive, pois rechequei o arquivo e não pude localizar o "fenômeno"). O som está ótimo e, apesar do seu discurso rápido, dá pra entender tudo perfeitamente. Você falou tudo direto, sem pausa? Só mesmo uma enciclopédia ambulante como você! Fiquei com vontade de rever o filme e de ouvir outras críticas como esta. Mas me angustia um pouco saber que todo este material está restrito a mais um dos milhões de blogs que existem na internet. Você merece estar em um local mais visível, pois de amador você não tem nada. Parabéns!
Muito obrigado pelos elogios, Sergio, de coração. Se você ficou com vontade de rever o filme e de escutar outros audios como esse, então ao menos contigo eu cumpri o meu objetivo. Claro que eu me preparei para o audio, deu um certo trabalho de pesquisa, e até aprendi alguns detalhes novos do filme no processo, e também já tinha lido muito antes em relação ao "Cidadão Kane", o que ajudou. Também escrevi várias "leads" para me lembrar na hora, pois fazer isso de cabeça seria impossível. Mas até eu me impressionei de como fiz isso numa tacada só, sem pausa nenhuma (no próximo FILME ETERNO que eu postar, já concluído, eu só parei duas vezes, para tossir, he, he... mas retomei em menos de um minuto, para manter a "pegada"). Quando eu falei no final que tinha falado por uma hora e meia do "Cidadão Kane", a minha surpresa ali era genuína, he, he...
Não inseri música nenhuma, então foi um "milagre" do seu pen-drive, he, he... Meu esquema é artesanal nesse sentido, sou só eu falando mesmo, sem música, sem vinheta, sem edição, sem nada (e quero manter assim por enquanto, vou deixar a bola rolar rasteirinha no gramado, sem complicações). Quanto ao ritmo, acho que a minha fala rápida, se complica em uma ou outra passagem quanto a uma possível clareza, ela acaba ajudando a deixar o audio um pouco mais dinâmico do que seria se eu falasse devagarzinho. Eu passo de um assunto para o outro rápido, evitando asim a coisa ter "barriga".
Tomara que algum dia eu consiga arrumar meu lugarzinho ao sol... mas, por enquanto, vou regar aqui o meu pomarzinho e criar as plantinhas com muito amor e paciência, porque se crescer isso aqui vai ser num lento boca-a-boca mesmo. Acho que a hora agora é de plantar e não pensar muito nisso, mesclando audios mais "normais" (até de filmes atuais), com os mais caprichados de clássicos da seção FILMES ETERNOS.
Abraços e obrigado mais uma vez.
A música não foi algo do tipo "inserida". Foi como se o pendrive tivesse caído e eu tivesse passado a ouvir o rádio, algo bem nada a ver.
Olha, mesmo com "leads", ficou muito natural, não é pra qualquer um.
Postar um comentário